Análise: Times brasileiros fora do FIFA 15

Sem Comentários

Análise: Times brasileiros fora do FIFA 15


Como foi informado ontem, de forma oficial pela EA, o FIFA 15 não contará com times brasileiros, apenas com a Seleção Brasileira. A razão disso tudo, gira em torno de uma única situação: a EA ficou com receio de incluir os atletas que jogam no Campeonato Brasileiro, e sofrer algum tipo de processo por uso indevido de imagem desses jogadores.

A FIFPro, organização mundial dos jogadores de futebol profissionais, trabalha em parceria com a EA, e autoriza o uso dos dados dos jogadores de todos os países associados, como por exemplo, o Brasil. Logo após esse breve contato, a EA consulta uma instituição oficial dos jogadores de cada liga que detém os direitos dos atletas. Acredito que após a liberação do uso de dados, os jogadores já podem aparecer no game. Acontece que ao contrário de países como Inglaterra, Estados Unidos e Espanha, no Brasil não é assim. Há uma certa desorganização porque não temos uma instituição desse tipo. A nossa liga não precisa ser nenhuma "Barclays Premier League" em organização, mas ligas como a da Noruega, têm um processo de licenciamento extremamente mais fácil. A CBF deveria cuidar apenas da Seleção. Já há algum tempo defendo a criação de uma liga própria, aos moldes europeus, organizada pelos clubes e sem nenhuma ajuda da CBF ou de outra instituição, mas isso é pedir demais...

Há de se destacar também que é bem possível que tenhamos no FIFA 15, uma Seleção Brasileira, com apenas jogadores que atuam fora do país, por causa do licenciamento.

Os clubes, por incrível que pareça, já estavam licenciados. Todos os clubes que já apareceram no FIFA 14, tinham contrato vigente com a EA SPORTS, que investia cada vez mais no futebol brasileiro e propunha aos clubes, contratos de até 5 anos de duração. Mas é claro que não se produziria um jogo do tamanho do FIFA, com os times e uniformes oficiais, mas com o nome de jogadores fictícios...

Infelizmente, grandes jogadores brasileiros e estrangeiros, que atuam por aqui, ficarão de fora do game, e com certeza farão falta em modos como o FUT!

Torço para que haja uma reviravolta e a EA consiga entrar em acordo com os jogadores, mas no momento, é isso o que temos!

Tecnologia do Blogger.